7 de fevereiro de 2011

9° Curso de Operações Policiais Especiais

A Secretaria de Defesa Social (SDS), realizou, na manhã desta segunda feira (7), a aula inaugural do 9º Curso de Operações Policiais Especiais (COPE). O curso terá 800 horas/aulas e contará com 48 alunos, todos policiais militares, sendo cinco deles dos Estados do Ceará, Alagoas, Sergipe e Goiás.

Durante os cinco meses de curso serão ministradas 45 disciplinas com os métodos mais atualizados na área de Operações Especiais, como treinamento de combate e prevenção de situação de terrorismo em aeronaves, navios e metrôs. O curso será ministrado por policiais da Companhia Independente de Operações Especiais – CIOE.

O objetivo do COPE é preparar seus alunos para atuar em diversas situações, como resgate de reféns, captura de bandidos fortemente armados e entrincheirados, escolta de autoridades e presos de alta periculosidade e outras situações de alta complexidade e vulto no campo da segurança. Já participaram deste treinamento 143 policiais entre militares, civis e bombeiros, desde a primeira edição do curso em 1992.

O Secretário Executivo da SDS, Alessandro Carvalho, falou da importância destes profissionais para a sociedade. “vocês assumiram voluntariamente a missão de salvar vidas, mesmo que isso coloque a de vocês em risco. São de profissionais assim, preparados, especializados que a sociedade precisa”, afirma o secretário.

Ao fim do curso esses policiais podem voltar para seus batalhões de origem ou passar a integrar a CIOE. “Para fazer parte da CIOE é obrigatório que os policiais já tenham feito o COPE, já que somos uma tropa especializada para atuar em situações complexas”, fala o comandante da CIOE, major José Mário.

A aula inaugural foi encerrada com uma palestra sobre a importância do Batalhão de Operações Especiais – BOPE na política de segurança do Rio de Janeiro, ministrada pelo ex-comandante do batalhão, tenente coronel Paulo Henrique. “Nossa luta é pela paz. Trabalhamos por dias melhores para nossa população”, diz o ex-comandante do BOPE.

Um dos alunos do curso, o soldado cearense Walter Bandeira, fala sobre sua expectativa para o curso. “Essa é uma grande oportunidade, vou fazer o máximo para vencer todas as dificuldade e absorver os conhecimentos que serão passados durante o curso. Quero me tornar um multiplicador no meu Estado”, conta o soldado.

Compareceram ao evento o Secretário de Gestão integrada da SDS, Alciomar Goersch, o Diretor Geral de Operações da Polícia Militar, coronel Éden Vespaziano, representando o Comandante Geral da PM, coronel Tavares Lira, o Diretor Geral de Operações do Corpo de Bombeiros, coronel Daniel Ferreira, o Comandante de Policiamento Especializado, coronel Ricardo Dantas, o Superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Victor Hugo, a Secretária de Direitos Humanos, Amparo Araújo, representando o Prefeito da cidade do Recife, João da Costa, entre outras autoridades.