31 de maio de 2010

Nova Área de Segurança em Apipucos

Inauguração da Área Integrada de Segurança em Apipucos

O governador Eduardo Campos entregou nesta sexta-feira (28), a população do bairro de Apipucos, a primeira das 26 Áreas Integradas de Segurança (AIS), delimitação territorial de atuação da Polícia. A AIS-5, que irá integrar em um só lugar, o 11º Batalhão e a 5ª Delegacia Seccional de Casa Amarela, está funcionando na Avenida 17 de Agosto, próximo a Fundação Joaquim Nabuco. Possui dois pavimentos, numa área total construída de 1.684,07 metros quadrados. O investimento foi de  R$1,4 milhão.

O governador Eduardo Campos falou da importância da área integrada. “As AIS fazem parte do conjunto de mudanças na segurança pública que o Pacto Pela Vida exigia. É simbólico inaugurar a primeira aqui nessa região que havia perdido o 11ª Batalhão da PM e havia deixado os bairros de Apipucos, Casa Forte, Monteiro e vizinhança sem a polícia por perto. O povo cobrou e estamos devolvendo o que era deles”, afirmou o governador, durante a inauguração, no início da noite.

O Secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, se disse impressionado com a AIS de Apipucos. “É impressionante a capacidade de investimento deste governo na segurança pública. Eu me sinto orgulhoso em comandar as polícias de Pernambuco nesta gestão. Este novo equipamento vai nos permitir continuar diminuindo a violência”, disse.  Ele falou que há apenas 38 dias no cargo, teve a honra de participar de várias inaugurações. “Vim agora pouco da inauguração da 1ª Companhia da Polícia Militar do 18º Batalhão, no bairro de Charnequinha, no município do Cabo”, completou.

Para dar mais eficiência às suas ações, o Pacto pela Vida  dividiu o Estado em 26 Áreas Integradas de Segurança. Outros dez prédios estão sendo construídos. “A integração entre as polícias é fundamental para reforçar este novo tempo que vive as polícias no Estado, onde a sociedade olha para as corporações como amigas e parceiras no combate à violência”, falou Eduardo.

O padre Edvaldo, da Paróquia de Casa Forte, fez as bênçãos iniciais do novo prédio e agradeceu ao governador por atender ao apelo dos moradores dos bairros beneficiados. Durante a solenidade, o secretário de Planejamento e Gestão, Geraldo Júlio recebeu a Medalha do Mérito Policial Civil, Classe Ouro, do chefe geral da Polícia Civil Manoel Carneiro

Atuação
O 11° BPM é responsável pelo policiamento na zona norte da capital pernambucana, em bairros como Apipucos, Macaxeira, Nova Descoberta, Dois Irmãos, Vasco da Gama, Alto José do Pinho, Porto da Madeira, Dois Unidos, Arruda, dentre outros. São 473 policiais entre oficiais e praças.

A 5ª Delegacia Seccional é composta pelas Circunscrições do Alto do Pascoal, Água Fria, Vasco da Gama e  Macaxeira. São 07 delegados, 45 comissários, 12 escrivães e 17 agentes.  Segundo a Gerência de Análise Criminal e Estatística – GACE, a área registrou no primeiro quadrimestre deste ano em relação ao ano passado uma redução de 22,3% na taxa de Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLI. Nos Crimes Contra o Patrimônio a redução no mesmo período foi de 16,9%.

Também estiveram presentes a solenidade, primeira-dama, Renata Campos, o secretário executivo de Defesa Social, Cláudio Lima, o prefeito do Recife João da Costa,  a Deputada Federal Ana Arraes, o Procurador Geral do Estado, Tadeu Alencar, o Secretário Especial da Casa Militar, coronel Mário Cavalcanti. Os Secretários de Articulação Social Marcelo Canuto, e de Ressocialização coronel Humberto Viana, o delegado Federal Alciomar Goersch, os Comandantes da Polícia Militar, coronel Tavares Lira e do Corpo de Bombeiros, Casa Nova, além do Promotor de Justiça, Wlademar Borges, representando o Procurador Geral de Justiça, o gestor da Polícia Científica Francisco Sarmento e os titulares da Área Integrada de Segurança, major José Franklin Barbosa e o delegado Evaristo Neto e demais autoridades civis e militares.

Área Integrada de Segurança 5 (AIS-5)
Avenida 17 de Agosto, próximo a Fundação Joaquim Nabuco.