21 de setembro de 2009

Secretário anuncia concurso para agente penitenciário

O edital deve ser publicado em breve e pretende divulgar o preenchimento de 500 vagas. O salário inicial será em torno de R$ 1.200,00.

Está prevista a publicação de edital convocando concurso para agente penitenciário.

Matéria publicada neste domingo (20) pela Folha de Pernambuco dá os detalhes:

Agente Penitenciário: uma carreira em ascensão

Em entrevista exclusiva à Folha de Pernambuco, o secretário-executivo da Secretaria de Ressocialização do Estado de Pernambuco, Humberto Vianna, conversa sobre a carreira de Agente Penitenciário, suas possibilidades e discussões, e confirma que edital do concurso sairá em breve. Ele adianta que o salário inicial será em torno de R$ 1.200,00.

Quantas vagas são pevistas para o concurso de Agente Penitenciário em Pernambuco?

A princípio, o edital pretende divulgar o preenchimento de 500 vagas, que já é uma aquisição de pessoal superior a 60% do que temos hoje. No entanto, a perspectiva é que, ao todo, sejam 1.000 candidatos classificados e nomeados, já que a demanda é grande.

Esse número é suficiente para suprir essa demanda?

Na verdade, o preenchimento dessas vagas é uma tentativa de recuperação, mas ainda não é suficiente para suprir a demanda dos presídios existentes e dos que ainda serão inaugurados, como o Presídio Para Jovens, em Tacaimbó, e o Centro Integrado de Socialização, em Itaquitinga.

Qual a previsão desse concurso?

O nosso concurso vem sendo trabalhado desde o começo deste ano. O Estado está ultimando a documentação para a realização do processo seletivo, até porque faz oito anos que não há concurso para essa área e o Estado sabe da necessidade e da urgência do preenchimentos dessas vagas.

Qual o perfil de um agente penitenciário?

O profissional da área de segurança pública precisa ter aptidão para enfrentar questões de risco, porque durante a carreira ele vai encontrar situações dentro dos presídios, como brigas com armas, tumultos com multidão, conflitos. E muitas pessoas hoje prestam concurso sem ter a dimensão das atividades por que vai passar.

Quais as atividades que esses novos servidores irão desenvolver?

O candidato que desejar concorrer a essas vagas deve levar em consideração que entre as atividades do agente penitenciário estão a segurança e a gestão prisional, a custódia de presos em hospitais, a apresentação dos presos perante a Justiça, além de algumas atividades administrativas. Em relação aos requisitos para se candidatar, quais as prerrogativas?

Esse concurso irá exigir nível médio de escolaridade, testes físicos, haverá um limite de idade e um percentual de vagas destinadas às mulheres, mas o número maior será para homens. Infelizmente, para esse cargo não haverá vagas para deficientes. Já em relação à carga horária, o servidor trabalhará no esquema 24h por 96h, inicialmente, mas provavelmente haverá mudanças.

Quais as principais discussões atuais que envolvem a carreira de Agente Penitenciário?

Primeiro, é bom frisar que essa é uma profissão nova, com apenas 14 anos de idade, e, portanto, está em franca discussão. Uma delas é o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos que está em aprovação. Outra questão importante, e que tem gerado muitas discussões, é a respeito de a quem cabe o papel da guarda externa dos presídios, se aos agentes peniteciários ou se à Polícia Militar, que é a responsável por essa função atualmente. Ao agente penitenciário, hoje, cabe apenas a guarda interna dos presídios.

E o que há de novidades nessa área?

Na última Conferência Nacional de Segurança Pública, pôde-se discutir e aprovar essas diretrizes e princípios do cargo, que foram encaminhados ao Poder Legislativo. O que eu posso adiantar é que haverá mudanças e a perspectiva é muito boa para esse sistema em Pernambuco, até porque hoje temos investimento e tecnologia nessa área. Um dos exemplos é o programa Pacto pela Vida.

Os novos servidores já desfrutarão dessas mudanças?

Acredito que no início não. Provavelmente, eles entrarão na política já instalada, mas tendo a consciência que haverá essas modificações.

Fonte: Folha de Pernambuco – 20/09/2009

1 Comentário para “Secretário anuncia concurso para agente penitenciário”

1. Leonardo Jose da Silva disse:

Gostei muito do lançamento de mais esse concurso, e com um salário muito bom por sinal, pretendo fazer o mesmo, mas so fico me oerguntando…Atá que idade poderá participar desse concurso, pois ja tenho 32 anos e estou no ultimo período do curso de licenciatura plena em geografia, e gostaria muito de fazer esse concurso, uma vez que um licenciando ja tem algumas noções básicas de como reagir diante de alguns casos ,por ventura venha acontecer dentro de um presidio, coisa que não é muito difícil. Pois na faculdade abordamos temas diversos , e um deles é a crimnalidade e suas consequencias, e como reagir depois do acontecido.

Muito bom o lançamento desse concurso, afinal 2012 em PE a historia vai acontecer diferente, para esse povo que precisa de emprego, muito bem pensado, só gostaria de fazer um apelo, lembrem-se das pessoas que ja estao passando dos 30 anos de idade , que é o meu caso, e no momento desempregado.